Primeira Turma do Mamoca Formada!

No sábado, 30 de novembro, celebramos o final do ciclo da primeira turma do projeto MaMoCa – Mães Movidas a Café. As 12 alunas formadas levaram seus familiares para um café da manhã no Mercado Municipal, oferecido pela Abrasel PR. Elas receberam seus certificados e um kit especial da Pressca, para levar o café especial para casa!

Abaixo reproduzimos parte do discurso de abertura da Estela Cotes, fundadora do MaMoCa:

O MaMoCa foi criado para ajudar mulheres a voltarem para o mercado de trabalho através do café especial, com uma formação gratuita de Barista. Mas hoje, depois de quatro semanas de curso, mais 10 dias de estágio prático, eu tenho certeza que o MaMoCa não é sobre café!

Na definição do projeto eu digo que o MaMoCa é voltado para mulheres, mães em situação de vulnerabilidade. Mas qual vulnerabilidade é essa? Quando estava definindo projeto eu focava nas vulnerabilidades socioeconômicas. Minha expectativa era ter uma turma de mulheres com até uns 30 anos, mães-solo, desempregadas… Foram 30 inscritas e 12 confirmadas. E para a minha surpresa, nesta primeira turma eu tomei um baile sobre meus conceitos de vulnerabilidade – num aspecto bem amplo dessa palavra!

35% das mulheres dessa turma tem mais de 40 anos, algumas não são mães ainda, outras maternam, mas cuidando da família toda por exemplo. Temos imigrantes, temos mãe solo sim, temos mães jovens, mães em plena Síndrome do Ninho Vazio… e no meio de isso tudo um monte de necessidades. Das emocionais as materiais… Mas eu quero então aproveitar esse momento hoje para convidar a todos a terem um outro olhar sobre as vulnerabilidades (vou usar o plural pra deixar bem claro que são diferentes tipos de, e por isso todo ser humano é).

Eu quero usar aqui a definição de vulnerabilidade da professora e escritora Brené Brown:

A vulnerabilidade é uma definição de coragem, não de fraqueza: 

  • É a coragem de se expor, mesmo sem poder controlar o resultado 
  • É a coragem de aceitar os erros, defeitos, críticas e imprevistos 
  • É a coragem de enfrentar tudo e estar vulnerável para melhorar e não desistir 
  • É a coragem de ser imperfeito 

E mesmo com todas as imperfeições, seguir em frente. Somos todas vulneráveis, e por isso hoje eu entendo que o MaMoCa é um projeto de conexão. Um lugar seguro onde mulheres se conectam para dar o play na mudança, na transformação. Para ultrapassar as nossas próprias vulnerabilidades. Onde nos vemos, somos vistas…

Durante quatro semanas, o MaMoCa ensina a olhar para si mesma. A identificar e valorizar as pequenas conquistas do dia a dia, a despertar dentro de cada uma o potencial que estava apenas adormecido. O café? O café é a cereja do bolo, e aquela fonte de conhecimento que pode ser o gatilho para um novo horizonte.

E se for para encarar uma mudança que seja com uma xícara na mão, cheia de aromas e sabores.

Muito obrigada pela confiança que vocês depositaram em mim e no projeto, obrigada pela assiduidade durante as aulas… e ainda bem que temos umas as outras para gerarmos entre a gente todas as transformações necessárias para viver essa vida.

 

2024 Todos os direitos reservados
MaMoCa Café